Grafite ou Pichação?


Ainda muito discriminado, o grafite começa a ganhar status de arte e colorir os trechos acinzentados tão comuns às grandes cidades. Como ainda é muito confundido com a piichação, o grafite ainda recebe um tratamento um tanto quanto preconceituoso. Mas qual a diferença daquela arte, feita em muros, com tintas e sprays, de outras feitas em telas, também com tintas?

Qual a diferença entre grafite e pichação?

Muita gente os classifica como iguais, talvez por não compreender os desenhos e o mundo retratado pelos grafiteiros. Muitos pichadores, inclusive, são chamados assim, contribuindo para aumentar o preconceito com quem quer apenas colorir os muros e transmitir sua mensagem.

Os pichadores são considerados vândalos e não apresentam nenhum benefício com seus desenhos e nomes, causando apenas prejuízo e sujeira. O trabalho do pichador é mais concentrado nas letras  fazendo sempre a mesma assinatura para marcar por onde andaram. As cores são únicas, não havendo mistura na mesma sessão.

Já o grafite não tem a letra como foco, mas sim uma mistura que a envolve junto a desenhos e outras composições. Várias cores podem ser utilizadas no desenvolvimento dos painéis, que são compostos com tintas comuns (para fazer a base do desenho) ou em spray. Como envolve mais trabalho e consome mais tempo em seu desenvolvimento, os murais de grafite geralmente são feitos por mais de uma pessoa. As intervenções urbanas mais comumente chamadas hoje em dia, são consideradas uma dos 4 elementos que compõem a cultura Hip Hop, ao lado do break, do rap e dos DJs além de estar muito voltados para questões políticas e sociais.

Na maioria dos países grafite é crime, então os artistas evitam a exposição, porque podem ser presos.

Julieta é uma grafiteira mexicana. Seus desenhos são bem coloridos, delicados e alegres e como todo bom desenhista, a arte acaba ultrapassando os muros da cidade e se tranforma em vários objetos como quadros, toy arts e a pintura dos cômodos até tênis e shapes pra skate.  Ah eu qeuro uma parede assim pra mim >.<

Infelizmente não achei nenhum site pessoal dela.  Realmente é muito ruim artistas tão talentosos como ela, Os Gêmeos (que irei comentar sobre eles também em breve) e  muitos outros terem suas telas urbanas maravilhosas confundidas com simples rabiscos feitos por vândalos e marginais… Grafite é arte pra poucos.

Anúncios

11 comentários sobre “Grafite ou Pichação?

  1. Oi Vanvan!!!!

    Parabéns pelo blog, está muito bom.
    Adorei essa matéria sobre o grafite, muito maneiro.

    Beijinhos!!!

  2. Que lindo o trabalho dessa artista. Também quero uma parede pintada assim no meu quarto. Super colorido e delicado ao mesmo tempo.
    É isso aí, o grafite tá aos poucos ganhando o reconhecimento que merece.

  3. valeu galera pq vc estao me ajudando muito para apresenta um trabalho na minha escola!!
    obrigado

  4. Estava procurando um link sobre artes visuais para um trabalho da escola e do nada me deparei com esse blog.
    Na hora nem quiz entrar, mas depois de um tempinho resolvi dar uma olhadinha, então me surpriendi com a matéria!
    está super da hora, acho q o melhor é dizer é que adooorei!

  5. Isso é muito legal e os desenhos são lindos!A pessoa que fez está de parabéns.

  6. E ai galera sou fa d desenhos tdos incluindo o graffite tbm sou pichador meu kra adorei sao d+ logo logo o meu blog esta sendo lancado n WEB mano e d coracao q pesso a tdos q olhei e entre no vai ser maneiro nele poderemos conversar pelo ORKUT n webcam vai ser mto loukeichon mano um abraco a tdos desse belissimo trabalho valeu…..

  7. gostei muito!!
    eh mega interessante

  8. pocha GRAFITE E O GRAFITE DEVERIA SER UMA PROFISSÃO HOJE EM DIA NINGUÉM SABE O QUE É ARTE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s